Acabamentos

As superfícies em mármores, granitos, quartzos e demais materiais podem receber diversos tipos de acabamentos, sendo assim, procuramos descrever e ilustrar alguns possíveis:

Tipos de Acabamento em Superfície

Apicoado

Este tipo de acabamento é mais utilizado no granito, pois trata-se de pequenas “marteladas”, fazendo um acabamento de relevo e aspereza variável, sendo este utilizado em áreas externas, fachadas etc.

Bruto

É a superfícies de mármores e granitos serrados e entregues sem qualquer acabamento, sendo muito utilizado em ambientes externos como superfície antiderrapante, uma das aplicações mais comuns são em bordas de piscina.

Bisotado

Utilizados em tampos e bancadas de mármore e granito é um tipo de arremate que cria chanfros.

Em peças para piso tem a função de tirar o corte das arestas, evitando que as beiradas se quebrem.

Flameado

Acabamento de jato de foto realizado em granitos ficando o acabamento final áspero aveludado.

Muito indicado para áreas  externas, fachadas etc.

Friso Antiderrapante

São riscos/frisos feitos em mármores e granitos geralmente em degraus de escadas para evitar que fique escorregadio

Levigado

Tipo de acabamento onde são utilizados apenas os primeiros abrasivos no momento do polimento onde a peça fica sem apresentação de brilho.

Polido

Acabamento de superfície em mármores e granitos feitos a partir de lustração. Indicados para áreas internas têm aspecto liso e brilhante.

Resinado

Acabamento de superfície em mármores e granitos feitos a partir da aplicação de resina liquida e lustração da mesma, cobrindo os poros que existem nas pedras dando um melhor polimento e brilho superior.

Tipos de Acabamentos em borda

Lateral

São os diversos modelos de acabamentos que são utilizados para trabalhar a borda das pedras, mais utilizados em pias, lavatórios, lavabo, mesas, aparadores, bancadas e etc..

Bisotê

Nome dado um modelo de acabamento lateral muito utilizados nas bordas das bancadas e etc.

Boleado

Nome dado um modelo de acabamento lateral usado nas bordas das pias e bancadas de mármore ou granito. Pode ser simples, duplo ou meio boleado.

Meia-Esquadria

Acabamento lateral de bordas em mármore ou granito cujo seu formato é quadrado, sendo muito utilizado, pois esconde a emenda realizada entre as pedras dando um aspecto de peça única.

Meia-Cana

Acabamento lateral de bordas em mármore ou granito geralmente usado nas bordas de lavatórios ou áreas de onde exista o risco de contato direto.

Meia-Cana Duplo ou Peito de Pombo

Acabamento lateral de bordas usado principalmente em bordas de lavatórios e aparadores.

Reto

Termo usado no acabamento lateral de bordas simples, ou seja, ele é polido do jeito que foi cortado sem nenhum acabamento especial.

Abaixo imagem dos acabamentos em borda

Denominações para aplicações em Superfícies

Anticato

São peças no tamanho de 10 x 10 cm utilizados para revestimentos de piso e parede feito numa superfície rústica dando aspectos rústicos no ambiente. Indicado para áreas internas e externas.

Cabochon

Na composição de pisos, são o nome dado às pequenas peças geralmente com 5 x 5 ou 10 x 10 cm, que fica entre a junção dos ladrilhos destacando-se entre as peças maiores.

Calafetação

É um serviço que deve ser feito em todas as junções de pedras, nas cozinhas principalmente com áreas secas e áreas molhadas deverá ser feito no ato da colocação com silicone na junção das pias com os balcões pelo colocador.

Cristalização

Processo feito por empresas especializadas com a função de criar uma película protetora para os pisos de mármore e granito.

É um serviço que deverá ser feito nos contra-pisos e paredes antes da colocação pois as pedras não servem como impermeabilizantes.

Impermeabilização de Pedras

É um serviço que deverá ser feito nas pedras e contratado no ato da compra ou logo após a colocação das mesmas que será impermeabilizada contra água e óleo, não podendo mais ser executado após o uso. Obs. Este serviço não dispensa a impermeabilização dos contra-pisos e das paredes.

Toseto

Na composição de pisos, são o nome dado às pequenas peças geralmente com 5 x 5 ou 10 x 10 cm, que fica entre a junção dos ladrilhos destacando -se entre as peças maiores.

Denominações para aplicações em Superfícies

Área molhada e Seca

Área molhada são áreas com rebaixo e guarnição para que a água não caia no chão. Ex. Pia de Cozinha. Área seca são áreas sem rebaixo usada em lugares que geralmente não será utilizado água. Ex. Balcões e Bancadas em geral.

Engrosso

Termo usado nos orçamentos de mármores e granitos para acrescentar o material utilizado para engrossar a espessura das bordas laterais onde serão feitos alguns tipos de acabamentos laterais.

Faixa

O mesmo que tabeira. Na composição de pisos em mármore ou granito, moldura que contorna o ambiente.

Frontão

Arremate entre a parede e a pia da cozinha ou a parede e o lavatório ou outras bancadas. Costuma medir entre 7 cm ou 10 cm de altura.

Guarnição

Arremate sobressalente feito geralmente nas bordas de pias de cozinha em áreas molhadas. Com 4 cm de espessura, salienta 2 cm, impedindo o escoamento da água.

Rodapé

Colocado rente ao piso, rodeia e protege a parte inferior das paredes. Em mármore e granito, costuma ter entre 8 a 10 cm e pode ter acabamento lateral nas bordas entre boleado ou reto.

Saia

Acabamento lateral de bordas feito com uma faixa de 10 a 15 cm utilizado para esconder a cuba de lavatórios e lavabos que não terão armário. Indicado normalmente para lavabo.